Dia Mundial da Água: A água e a segurança alimentar.

Por Marilúcia Santos


Neste dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água que foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.

O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão e reflexão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. O tema deste ano do Dia Mundial da Água é a água e a segurança alimentar.



Segundo mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disponível no site da ONU.

"Nas próximas décadas, alimentar uma população global crescente e garantir a segurança alimentar e nutricional para todos dependerão do aumento da produção de alimentos. Esta, por sua vez, significa assegurar o uso sustentável do nosso recurso finito mais crítico – a água.
A agricultura é de longe a maior usuária de água potável. Se não formos capazes de usar a água com sabedoria na agricultura, falharemos em acabar com a fome e vamos abrir a porta para uma série de outros males, incluindo a seca, a fome e a instabilidade política".

No mundo a escassez de água está aumentando enquanto as taxas de crescimento da produção agrícola têm caído significativamente. E por outro lado, percebemos que a mudança climática está agravando o risco e imprevisibilidade para os agricultores, especialmente para os pequenos agricultores em países pobres, que são os mais vulneráveis e os menos capazes de se adaptar.

Conforme dados da ONU cerca de um bilhão pessoas sofrem com a fome e 800 milhões com falta de fornecimento de água potável.

Garantir a alimentação sustentável e a segurança da água para todos exigirá o empenho total de todos os setores e atores da sociedade mundial e consequentemente isto implica em transferência de tecnologias de apropriação de água, capacitando pequenos produtores de alimentos e conservação dos serviços ambientais essenciais.

Água é vida! Portanto, não só neste dia, mas em todos os 364 dias, vamos lutar pela preservação da água, nosso maior recurso natural, não devemos esquecer que sem ela não há vida!

Para concluir, a Declaração Universal dos Direitos da Água em seu artigo 1º disse que:

"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos".

*Com informações da ONU

1 comentários:

  1. A agricultura usa água potável quando pode. Algumas lavouras são
    regadas com água poluída de rios e poços. Há muita água boa que
    não é aproveitada, como a de nascentes, cuja limpidez desaparece
    nos cursos fluviais, tal o exemplo do Tietê. E trilhões de litros
    despejados nas quedas do Iguaçu ou em Niágara acabam misturando-se
    naa massa salgada dos oceanos!

    ResponderExcluir